30.12.20

Vai reformar/construir sua casa? Saiba como contratar uma boa equipe!


 

Ter a casa como você sempre sonhou, muitas vezes, exige algumas reformas para tirar as ideias do papel e deixar o espaço realmente confortável, bonito e aconchegante para a sua família. Já em outros casos é preciso construí-la do zero, com paciência e um bom planejamento financeiro.

Porém, independentemente de qual seja a situação, é comum surgirem dúvidas sobre como contratar uma equipe para construção. Afinal, é preciso garantir que toda a obra tenha um bom custo-benefício. Evitando assim que a obras seja uma constante fonte de dor de cabeça.

Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas que vão facilitar essa tarefa para você! Acompanhe:

 

Conte com um arquiteto ou engenheiro

Antes de qualquer coisa, a primeira dica é contar com um arquiteto ou engenheiro no comando das obras. “Mas, por que isso?”, você deve estar se perguntando.


A resposta é simples: tanto construir quanto reformar são procedimentos que envolvem elaboração e/ou modificação na estrutura do imóvel. Ambos impactam diretamente não apenas na sua sustentação, mas também nas suas instalações.

Logo, contar com um profissional especializado para comandar toda a equipe evitará muitos problemas, desde a escolha de materiais de construção ao uso adequado do terreno, por exemplo.

Pesquise e cote por profissionais e empresas

Esta é uma dica que costuma demandar tempo, mas que é indispensável. Afinal, trata-se de escolher os profissionais certos, que vão deixar a sua casa do jeito que você deseja.

Então, não tenha pressa e pesquise atentamente por pessoas que atuam na área de construção. Se preferir, busque por empresas que prestam serviços nesse segmento e contam, inclusive, com engenheiros ou arquitetos coordenando os seus projetos.

Aqui vale a pena conversar pessoalmente, questionar sobre as etapas do processo e período de entrega e, principalmente, cotar diferentes preços que possam te proporcionar uma boa economia.

Peça referências de amigos e parentes

Outra dica sobre como contratar uma equipe para construção é pedir referências a amigos e parentes. Especialmente aqueles que passaram recentemente pelas etapas de construir ou reformar que você pretende iniciar.

Até porque nada é melhor do que pessoas próximas (e de confiança) para indicar profissionais que atendam às necessidades da sua família e se adéquem ao seu orçamento. Essas orientações vão servir como parâmetros sobre diferentes aspectos da equipe, como:

  • Facilidade em se comunicar e se relacionar com ela;
  • Qualidade do serviço;
  • Capacidade de cumprir prazos;
  • Desperdício de materiais e equipamentos.

Avalie o currículo e o portfólio

Por fim, não deixe de avaliar o currículo e o portfólio. Seja este individual ou de todo o time, caso você contrate uma empresa. 

O primeiro vai indicar em quais outras obras cada pessoa já trabalhou, os cargos assumidos e o tempo de experiência e de permanência que tiveram em cada posto. Fora isso, trará informações sobre a formação acadêmica e o registro em órgãos fiscalizadores, quando se tratar de engenheiros e arquitetos.


Já o segundo desempenhará o papel de vitrine dos trabalhos anteriores que realizam. Ou seja, você poderá conferir a concepção de alguns projetos, analisar a parte estética — tanto externa quanto interna — de residências já concluídas (acabamentos, revestimentos, iluminação etc.), e ainda ver eventuais prêmios ou títulos conquistados.

Enfim, adotando essas nossas dicas de como contratar uma equipe para construção, será muito mais fácil encontrar profissionais qualificados, com um custo acessível e, de quebra, evitar estresses durante o processo de andamento das obras!



Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário